Notícias

Quem é a MyFirstIPO e sua atuação no mercado de Equity Crowdfunding

A MyFirstIPO é uma plataforma de Equity Crowdfunding ou Crowdfunding de investimento, que nasceu do desejo de seu fundador, Adolfo Menezes Melito, de tornar as empresas brasileiras mais competitivas e inovadoras.

Adolfo é especialista em criatividade e inovação, dedicou sua carreira profissional à gestão de empresas nacionais e internacionais. Ao longo de sua carreia, identificou dois aspectos controláveis que emperram a vida dos novos empreendimentos no país: a preparação e qualificação das competências do empreendedor e o acesso a capital. Atuou nos dois fronts: desenvolveu programas para fomentar o empreendedorismo entre jovens a partir dos 13 anos de idade e identificou a oportunidade de viabilizar, no país, o Equity Crowdfunding.

 

Essas ações ocorreram simultaneamente ao surgimento de diversas iniciativas no ambiente empreendedor brasileiro, como a criação das primeiras aceleradoras, o ingresso de fundos de investimento estrangeiros em startups brasileiras e a criação da Anjos do Brasil, que organizou os investidores anjo no país.

 

Em um ambiente de alta competitividade e inovação, os desafios continuam sendo enormes. Longos períodos de mercado fechado e de políticas equivocadas de substituição de importações e de benefícios fiscais para segmentos e regiões nos legaram um dos ambientes de negócios mais atrasados do mundo em termos de competitividade e inovação.

 

Durante cinco anos como presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FECOMERCIO SP, Melito atuou de forma efetiva nesses temas, conheceu a maioria das startups selecionadas por aceleradoras. Em 2013, promoveu um encontro com todo o ecossistema de startups, com a participação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com o objetivo de delimitar o tema Equity Crowdfunding. Os resultados foram promissores e as primeiras operações nessa modalidade surgiram já a partir de 2014.

 

A MyFirstIPO nasce logo após a publicação da norma específica sobre Crowdfunding de Investimentos no Brasil, em julho de 2017. É unânime a percepção de que a regulamentação brasileira dessa modalidade é uma das mais modernas, abrangentes e flexíveis do mundo.

 

Diferenciais

A MyFirstIPO conta com um Conselho Executivo de Negócios, que captura as principais oportunidades de empresas nascentes em segmentos de grande potencial de crescimento. Esse Conselho opera ao lado dos dirigentes da MyFirstIPO, como inigualável consultoria de negócios em áreas como Supply Chain, Marketing, Finanças, Tecnologia e Inovação, além de aportar sólidos conhecimentos de governança e gestão.

 

A MyFirstIPO possui amplo know-how em governança e participa de iniciativas da CVM e do Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC) para iniciar um modelo de governança simples e ágil para as startups brasileiras.

A MyFirstIPO oferece sua expertise em todas as áreas que suportam o desenvolvimento de uma startup, incluindo, sem limitação: orientação estratégica, desenho de modelos de negócio, construção de times, liderança, modelos de gestão e governança.

 

Missão e crenças

A MyFirstIPO acredita no empreendedorismo de talentos criativos, que desafia o convencional e implementa, com foco, simplicidade e agilidade, soluções reconhecidamente inovadoras, com os olhos voltados para o futuro.

 

Acredita na colaboração e na diversidade como forças motrizes da nova economia. A inovação é fruto da geração constante de novos conhecimentos com foco na solução de problemas reais, revelados ou não, que tem como propósito melhorar substancialmente a vida das pessoas.

 

A MyFirstIPO tem como missão viabilizar negócios inovadores e contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, com impactos positivos para os investidores, para a empresa e seus colaboradores e para a sociedade.