Notícias

Investidor, conheça os benefícios de investir por meio de Equity Crowdfunding

Por razões históricas, o Brasil ainda não conseguiu estabelecer um mercado de capitais forte. Chegamos a ter pouco mais de 600 mil pessoas físicas investindo em ações no país. Atualmente, esse número é menos da metade.

Há muitos motivos que tiram o incentivo de investir no mercado de ações. O principal é a taxa de juros que, nos últimos 25 anos, tem liderado o ranking das maiores taxas de juros do mundo. Felizmente, essa situação está próxima de mudar.

 

Durante um período, o mercado foi dominado por fortes movimentos de especulação envolvendo um número pequeno de investidores de peso influenciando os destinos do mercado. Esse foi um forte desincentivo para investidores de pequeno porte. Muita gente acompanhou esses movimentos e perdeu muito dinheiro.

 

Nos últimos 20 anos, o mercado foi estimulado por um grande número de novos lançamentos de ações na Bovespa, o que de alguma forma favoreceu o mercado. Não obstante, mais de dois terços dos investimentos realizados na Bovespa são oriundos de investidores estrangeiros. Essa concentração, e o fato da decisão desse fluxo de investimentos estar fora do Brasil, não beneficiam os investidores locais.

 

Com o Equity Crowdfunding, a expectativa é que um grande número de novos investidores de renda variável entram no mercado. Acreditamos que esse movimento bottom-up pode influenciar de forma positiva o número de pessoas físicas no mercado de capitais brasileiro. Ao longo de toda a sua existência, nosso mercado tentou o movimento inverso, com medidas para estimular a abertura de capital de empresas médias, porém sem sucesso.

 

Muito possivelmente outros fatores influenciarão o aumento de investidores pessoas físicas no mercado de ações brasileiro, sendo o principal a redução da taxa de juros real.

 

Outro fator importante, no caso do Equity Crowdfunding, é o apelo que esse tipo de investimento tem para o novo investidor, que estabelece uma relação de proximidade com o empreendedor, com o qual interage e, em certa medida, influencia decisões.

 

Essa proximidade do investidor de Equity Crowdfunding com o empreendedor cria a figura do investidor-empreendedor. O sucesso das empresas investidas e os ganhos alcançados pelo investidor geram um círculo virtuoso para esse mercado.

 

Há um trabalho adicional que vem sendo conduzido pela Associação Brasileira de Equity Crowdfunding e outras associações de investidores no sentido de isentar esses investimentos do imposto de renda sobre ganhos de capital. Adicionalmente, se pleiteia definir um incentivo por meio do abatimento de parte desses investimentos, como despesas, para fins de cálculo do imposto de renda da pessoa física.

 

Todos esses pontos geram grande incentivo para o investidor que busca diversificar seus investimentos e explorar as possibilidades do Equity Crowdfunding. Quer saber mais? Entre em contato com a equipe da MyFirstIPO.