Notícias

Equity Crowdfunding – Quando receberei informações sobre a empresa que recebeu meu investimento?

Uma das principais dúvidas dos investidores de Equity Crowdfunding é sobre quando eles receberão as informações sobre a empresa que recebeu seu investimento.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deixou bem clara sua preocupação em proteger o investidor ao publicar a instrução específica sobre o Equity Crowdfunding no Brasil, em julho de 2017.

 

Conforme a instrução específica para Equity Crowdfunding, as plataformas Crowdfunding de investimento devem publicar de forma clara e objetiva quais são os riscos de investir nesse mercado, bem como revelar, também de maneira precisa, os riscos específicos do segmento de negócios da startup investida.

 

A preocupação e o cuidado da plataforma de Equity Crowdfunding MyFirstIPO é de demonstrar ao empreendedor a importância de construir uma relação de confiança com os investidores.

 

Muito embora a CVM exija a publicação semestral dos resultados e deixe a critério da startup que conjunto de informações divulgar, a orientação da MyFirstIPO é de publicar um conjunto de indicadores de desempenho realmente relevantes, para assim fortalecer o relacionamento e os laços de confiança com os investidores.

 

Essas publicações são feitas na própria plataforma de MyFirstIPO, além de outros meios, se a startup assim o desejar. Na medida do possível, a MyFirstIPO também incentiva que o empreendedor publique tais informações em períodos mais frequentes, inferiores aos seis meses demandados pela norma da CVM.

 

A lógica indica que, se uma empresa decide tornar-se uma empresa pública por meio do de Equity Crowdfunding, ela deve adotar uma política transparente e assertiva na relação com os seus investidores. Independentemente, de seguir operando no mercado de Equity Crowdfunding, a opção pela assertividade e transparência será sempre um ponto forte a ser avaliado pelo mercado investidor. Afinal, novas demandas de capital virão e essa relação com investidores acompanhará a empresa em toda a sua trajetória futura.