Notícias

Empreendedor, saiba como sua startup pode receber investimento pela plataforma MyFirstIPO

A plataforma MyFirstIPO tem a preocupação de apoiar uma startup em qualquer estágio do seu desenvolvimento.

Definições do negócio

Antes de entrar na plataforma, a startup é analisada por um conselho com expertise em vários segmentos e verticais de negócios incluindo: Educação, Saúde, Fintechs, Agronegócio, Energia, Inteligência Artificial, entre outros.

 

A startup interage com os sócios da MyFirstIPO para estabelecer a consistência do plano de negócios, as competências estabelecidas, a qualidade e o comprometimento da equipe, a aceitação dos produtos ou serviços da empresa no mercado, os diferenciais dessa oferta em relação à concorrência e, principalmente, a capacidade da equipe de implementar o que foi planejado.

 

Análise de estrutura do negócio

Em paralelo, a startup é analisada quanto a sua estrutura societária, sobre a não existência de pendências em nome da empresa ou dos sócios e outros aspectos que estabelecem a correta formalização do negócio.

 

Muito possivelmente a startup terá sido estruturada como sociedade limitada. A MyFirstIPO discute com os sócios a escolha do melhor instrumento – título ou valor mobiliário – que será adotado para levantar investimentos junto ao mercado, bem como atua de forma proativa para compor a estrutura de investidores que assumirão a liderança da oferta.

 

Análise de valor da empresa

Nesse momento ocorre um dos processos mais críticos do Equity Crowdfunding: a análise do valor da empresa. Sendo uma empresa em estágio inicial, os métodos de avaliação nem sempre são precisos. Há alguns parâmetros importantes a considerar:

  • a capacidade de geração de negócios;
  • o tamanho do mercado;
  • os custos para atingir os objetivos de vendas;
  • as margens geradas e
  • a velocidade de implementação do plano de negócios.

 

Valor de captação

A regulamentação do Equity Crowdfunding no Brasil é uma das mais avançadas do mundo. Uma startup cujo faturamento no ano anterior tenha sido inferior a R$ 10 milhões é elegível para captar até R$ 5,0 milhões anuais dentro dessa modalidade.

 

É preciso considerar que o valor a ser captado deve ser dimensionado para viabilizar um novo patamar de geração de negócios da startup e que o percentual do capital (Equity) a ser cedido aos investidores seja corretamente dimensionado para permitir a realização de novas ofertas no futuro. Nesse estágio, a cessão de capital tende a ficar abaixo dos 20%.

 

O título ou valor mobiliário utilizado no caso de uma sociedade limitada muito possivelmente será um Título de Dívida Conversível. Em evento futuro de liquidez – venda do controle – o investidor poderá optar pela venda da sua participação. Em não havendo evento de liquidez, o investidor terá, dentro do prazo estipulado no Título – geralmente de cinco anos – a opção de converter sua participação em ações da empresa, que neste caso, será obrigatoriamente transformada em sociedade anônima.

 

Suporte constante da MyFirstIPO

O trabalho da MyFirstIPO não se encerra com a captação dos investimentos por intermédio da plataforma. O propósito é seguir acompanhando o desdobramento dos planos de negócio da startup e interagir com os investidores, acompanhando e divulgando, regularmente, os seus resultados.

 

Esclareça suas dúvidas e conheça as vantagens de captar recursos para o seu negócio com a MyFirstIPO. Entre em contato conosco!