Notícias

Empreendedor, conheça os benefícios de captar por meio de Equity Crowdfunding

 

Se você estiver diante da decisão de buscar um investidor ou buscar uma plataforma de Equity Crowdfunding para sua startup ou seu pequeno negócio em expansão, faça os dois. Há bons motivos para procurar esse caminho híbrido.

O investidor anjo, que mais se aproxima do perfil da startup, possui uma tese de investimentos, com a expertise de ter investido em seu próprio negócio antes de se tornar um investidor e oferece uma experiência inigualável, no sentido de orientar a startup a alcançar seus objetivos.

 

Por outro lado, o investidor anjo tende a definir um limite superior para investir sozinho em um novo negócio. Nem sempre a convergência de vários investidores anjo para investir em conjunto é possível. Diferentes teses de investimentos, diferentes métodos de avaliação, divergências na condução das diligências preliminares, entre outras questões, podem tornar esse caminho muito longo e de difícil conciliação.

 

Em uma plataforma de Equity Crowdfunding, por outro lado, existem muitos fatores de convergência que vão auxiliar e agilizar o engajamento do investidor anjo com um grande número de investidores trazidos à plataforma. Esse investidor anjo pode ou não assumir a figura do investidor líder, o que lhe garante um prêmio de performance sobre o seu investimento em evento de liquidez – venda do controle – ou transformação da sociedade limitada em sociedade anônima.

 

A plataforma de Equity Crowdfunding e o investidor anjo, agindo em conjunto e buscando os melhores interesses do empreendedor, contribuem para endereçar uma avaliação justa da startup e orientá-la sobre os melhores termos e condições para a captação, além de contribuir para estruturar o modelo de governança.

 

Essa estrutura do modelo de governança tem o benefício de formalizar as relações entre os sócios-fundadores e os investidores, dar autonomia à equipe executiva para executar o plano de negócios e estabelecer uma disciplina para reportes de resultados e deliberações que envolvam o investidor líder.

 

Existe um alinhamento de interesses entre o investidor anjo, o empreendedor e a plataforma de Equity Crowdfunding.

 

O caminho a percorrer, caso a empresa procure “vender a sua ideia” buscando conversar com vários investidores expõe demasiadamente a startup e consome tempo e energia substancialmente maiores do que aqueles que envolvem uma plataforma de Equity Crowdfunding.

 

O Equity Crowdfunding permite às empresas iniciantes, que tenham faturado no ano anterior à oferta menos do que R$ 10 milhões, efetuar captações de até R$ 5 milhões por ano. Esse valor de captação anual é bastante superior às demandas até então observadas das startups.

 

Entre em contato conosco e descubra as vantagens de captar recursos para sua startup por meio do Equity Crowdfunding.